top of page

Videolaringoscopia


O nome é difícil, mas a videolaringoscopia é um exame realizado para visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É indicado para diagnosticar lesões ou sinais sugestivos de doenças que acometem a boca, garganta, e as cordas vocais.


É um procedimento indolor, feito com anestesia local na forma de spray caso o paciente tenha muita náusea. O paciente entra e sai como em uma consulta de rotina, não havendo restrição às suas atividades.


O exame é realizado com endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem podem ser gravadas em um pendrive, servindo para diagnóstico, acompanhamento da evolução e constatação da cura das mais diversas doenças, desde a cavidade oral até a laringe.


O paciente fica sentado confortavelmente e apenas abre a boca para que o endoscópio seja corretamente posicionado. Durante o exame solicita-se que o paciente respire calmamente e fale o que for solicitado. Portanto, não se assuste com os nomes complicados, converse com o seu médico e tire todas as suas dúvidas. Lembrando que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, e ele pode incluir um exame como esse, muitas vezes realizado durante a própria consulta.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page