top of page

Tratamento do câncer de tireoide

Uma dúvida muito comum sobre qual é o melhor tratamento para o câncer da tireoide. Pois bem, o tratamento mais aceito é o cirúrgico. A tireoidectomia (retirada da tireoide) total ou parcial é o tratamento de escolha.


O tratamento dos carcinomas bem diferenciados (papilífero e folicular) depende basicamente do risco do tumor voltar. Quando sabemos que esse risco é maior, indicamos a tireoidectomia total associada ou não ao esvaziamento cervical e a iodoterapia após. Nestes casos essa abordagem melhora as chances de cura, além de facilitar o acompanhamento após a cirurgia.


Nos casos em que o risco do tumor voltar é baixo podemos fazer uma cirurgia parcial e uma abordagem mais conservadora, sem iodoterapia após a cirurgia. Nestes casos, mesmo que façamos uma cirurgia maior e associarmos a iodoterapia após, não aumentamos as chances de cura, porque ela já é muito alta com a abordagem mais conservadora! Isso mesmo, confuso e contraintuitivo, mas é assim!


Hoje em dia existem alternativas ao tratamento cirúrgico, mas são alternativas, ou seja, não são o tratamento consagrado. Um deles é a vigilância ativa e o outro a ablação por radiofrequência, ambos indicados para casos muito específicos e muito bem selecionados, ou seja, não é para qualquer paciente e nem para qualquer médico!



Você tem alguma dúvida sobre o tratamento do câncer da tireoide?



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page