top of page

Todo tumor precisa ser operado?


Muitas pessoas nos perguntam sobre o porquê da operação dos nódulos benignos como os cistos do pescoço. O pescoço é uma região de anatomia complexa, e o surgimento de diversos tipos de cistos, na grande maioria, congênitos, podem alterar esta anatomia. O fato de ser congênito significa que a gente já nasce com eles, mas eles podem demorar anos para darem algum sintoma.


Estes cistos podem ser de várias naturezas diferentes, mas na grande maioria dos casos, são benignos. Mas se essas lesões são benignas, por que operar?


Porque elas podem complicar com inflamação ou infecção local, o que além de causar muita dor, pode causar uma abertura para a pele (ficar vazando secreção por um buraquinho). O que dificulta, e muito, o tratamento depois.


Além disso, a tendência é o crescimento progressivo, que pode causar compressão de estruturas importantes no pescoço! Como o canal da respiração, e por onde passa a comida, por exemplo!


O diagnóstico deve ser feito por um médico e o tratamento recomendado é a intervenção cirúrgica para a retirada do cisto.


#drbertelli#cancerdecabecaepescoco#cirurgiadecabecaepescoco

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page