Toda íngua é igual e precisa de cirurgia?



Você sabe o que é íngua (ou linfonodo)? São aqueles carocinhos que aparecem no corpo. As ínguas são reações do nosso corpo, uma defesa do organismo, e podem surgir em vários lugares, inclusive no pescoço. Mas quando elas não desaparecem e com o tempo aumentam de tamanho, podem ser sinal de uma coisa mais séria.



É ela que avisa quando alguma coisa no organismo está errada. Costuma aparecer quando há alguma infecção ou inflamação. A íngua deve durar, no máximo, um mês. Se ela não sumir, é hora de procurar um médico.


O que pode ser também?

Nódulo na tireoide - Geralmente os nódulos na tireoide não causam sintomas, porém, em alguns casos, podem causar dor de garganta, inchaço no pescoço ou incômodo para respirar e engolir.


Contratura no pescoço - As contraturas no pescoço podem gerar um caroço doloroso na parte de trás do pescoço e surgem quando o músculo contrai de forma incorreta e não consegue voltar ao seu estado normal quando em repouso. Geralmente estes tipos de caroços são duros e vêm acompanhados de dor e desconforto na região afetada, existindo também uma limitação nos movimentos.


Cisto Sebáceo - Se formam sobre a pele devido ao acúmulo de sebo dentro de uma glândula sebácea entupida. Estes tipos de caroços ou cistos são pequenos, moles e não causam dor, porém quando estão infeccionados causam vermelhidão, dor e aumento da temperatura na região onde surgem.


Câncer - Nestes casos, o caroço pode vir acompanhado de outros sintomas, como rouquidão, alteração de voz, dificuldade para engolir, sensação de bola na garganta, engasgos frequentes, perda de peso sem causa aparente e mal estar geral. Os caroços que surgem no pescoço podem ser metástases de um tumor localizado na região da cabeça e pescoço como a boca, a garganta, a tireoide, as glândulas salivares e até em outras estruturas mais distantes como a mama, o pulmão, o estômago e outras. Também podem aparecer nos casos de linfomas, um tipo de câncer dos glóbulos brancos.


E como saber se a íngua é um sinal de um câncer? Nos dois casos, os linfonodos podem aparecer em qualquer parte do corpo. Procure em especialista em caso de dúvidas.

#drbertelli

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo