Você sabe qual a relação?
A dosagem de tireoglobulina é um exame que sempre deixa dúvidas nos pacientes com câncer de tireoide, por isso vale ficar atento.
A tireoglobulina é uma proteína produzida pela célula tireoideana normal ou por células do câncer de tireoide (papilifero e folicular). Então, quando se realiza a remoção total da tireoide, o valor da tireoglobulina costuma zerar ou ficar bem baixo, até abaixo dos valores de referência! Os valores de referência não são para quem operou a tireoide, e aqui vem a primeira confusão: o paciente operado olha o resultado do exame, vê que está abaixo dos valores de referência e fica preocupado, sendo que isso é desejável para ele!
Porém, algumas vezes, sobram células da tireoide no campo cirúrgico, o que é super normal e até mesmo esperado, e aí a tireoglobulina não vai baixar completamente. Lembrem-se que as células normais também produzem tireoglobulina.
Se o paciente tirou a glândula por câncer, dependendo do tipo e do risco de recorrência, pode ser feito tratamento com iodoradioativo. Uma das finalidades deste tratamento é acabar de eliminar esses restos tireoideanos e assim zerar a tireoglobulina.
E por que deixar esse número bem baixo?
Para facilitar o acompanhamento. Se a tireoglobulina começa a subir, pode indicar que o câncer voltou.
É importante dizer que nem todos os pacientes vão zerar a tireoglobulina, e está tudo bem. Temos outros parâmetros. O exame precisa ser interpretado no contexto de cada paciente… portanto, deixe seu médico interpretar o resultado para você e faça o acompanhamento regular!
IMPORTANTE
- Se a remoção da tireoide não foi por câncer, a tireoglobulina não é sequer dosada, porque não precisa.
- Quem tem a tireoide, ou seja, todos que nunca operaram a tireoide, vão ter tireoglobulina no sangue. Isso é normal. A tireoglobulina não deve ser dosada em quem tem a tireoide, salvo em situações muito específicas.
Você já pegou um resultado de exame e ficou preocupada? Deixe seu relato aqui nos comentários!
Qual a sua dúvida sobre a tireoglobulina?
Comments