top of page

Sintomas de câncer de tireoide

O câncer de tireoide muitas vezes se desenvolve de maneira assintomática nos estágios iniciais, destacando a importância dos exames preventivos devido à natureza silenciosa de muitos tipos de câncer. Apesar de a maioria dos pacientes com câncer de tireoide não apresentar sintomas, alguns sinais podem indicar a presença da doença.



O sinal mais evidente desse câncer é a formação de um nódulo na região do pescoço, especialmente na área anterior, abaixo do "pomo de adão" ou cartilagem tireoide. Esse nódulo pode ser diferenciado dos benignos pelo seu crescimento acelerado. Portanto, qualquer alteração percebida nessa região do corpo deve ser imediatamente comunicada a um médico.



Além do nódulo, outros sintomas de câncer de tireoide podem ser observados, como rouquidão persistente sem causa aparente, inchaço no pescoço, dor nessa região, tosse constante, dificuldade para engolir e problemas respiratórios.



É crucial ressaltar que a presença de um ou mais desses sintomas não significa automaticamente que o indivíduo tem câncer de tireoide, já que diversas condições clínicas podem causar sintomas semelhantes. No entanto, é fundamental procurar um profissional médico, como um cirurgião de cabeça e pescoço, ao notar essas alterações, para obter um diagnóstico preciso e, se necessário, iniciar o tratamento adequado. Em resumo, os principais sintomas do câncer de tireoide incluem:



Formação de um nódulo ou caroço na região do pescoço.


Rouquidão persistente e/ou alterações na voz.


Inchaço no pescoço.


Dor no pescoço.


Crescimento acelerado de um nódulo preexistente.


Tosse constante.


Dificuldade para engolir.


Problemas para respirar.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page