Retirar a tireoide toda, engorda?



Ao retirar completamente a tireoide, e não fazer a reposição hormonal, haverá hipotireoidismo, ou seja, a falta do hormônio tireoideano. As consequências podem ser o aumento do peso e o inchaço por retenção de líquidos. Assim, é preciso tomar o remédio para substituir os hormônios que a tireoide produzia, não só para manter o peso, mas para manter as outras funções do corpo, como regulação do metabolismo de todas as células do nosso organismo (MUITO IMPORTANTE!!!). Por isso sempre que a pessoa retira a tireoide completamente deverá tomar o remédio por toda vida.


Quando a pessoa retira a tireoide toda, normalmente já recebe alta do hospital com o hormônio tireoidiano sintético prescrito. A dose é inicialmente calculada individualmente. Pra vocês terem uma idéia existem mais de 14 doses diferentes do mesmo remédio!!! E nós médicos conseguimos saber qual a dose ideal de cada pessoa através dos exames de sangue. Ou seja, muitas pessoas simplesmente não fazem os exames no tempo adequado, e invertem as coisas… passam a culpar o remédio pelo ganho de peso!

Mas é o contrário: a falta do hormônio que traz aqueles quilinhos a mais. Parece absurdo, mas algumas pessoas simplesmente param de tomar o remédio sem o conhecimento de seu médico, porque alguém disse que aquele remédio engorda ou faz mal… vocês nem imaginam como isso é comum. Outros tomam de forma inadequada, esquecem, ficam uns dias sem tomar, não respeitam o tempo de jejum, tomam junto com outros remédios ou com leite. Só que a levotiroxina, nome da tiroxina sintética (detalhe: tiroxina é o nome dado ao T4 que a tireoide produz, ou seja: é a mesma coisa, só que produzido em laboratório!) é um princípio ativo muito chato de ser absorvido, qualquer coisa atrapalha sua absorção pelo nosso intestino, especialmente mudanças no pH do estômago. Portanto, tomar em jejum, sempre com água, aguardar o tempo adequado para se alimentar (referido na bula), não voltar a dormir, sem tomar outros remédios ao mesmo tempo, faz parte e deve se tornar um hábito, assim como escovar os dentes.


Qual seu medo e sua dúvida sobre o assunto?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo