Você sabia que por ser uma área restrita, repleta de estruturas nobres e que conecta o encéfalo ao tronco e aos membros, a maioria dos procedimentos realizados por nós cirurgiões de cabeça e pescoço são bastante delicados e de alta complexidade?
Os principais são:
Tireoidectomia: intervenção cirúrgica destinada à remoção parcial ou total da glândula tireóide. É indicada para casos de algumas alterações fisiológicas ou anatômicas da glândula, tais como, câncer ou suspeita de malignidade, nódulos ou aumento de tamanho da glândula que comprometa a respiração ou a deglutição e algusn casos de hipertireoidismo.
Esvaziamento cervical: cirurgia para remoção de linfonodos do pescoço, geralmente para tratamento de eventuais metastases que podem acometer estas estruturas, especialmente nos casos de tumores malignos da regiao da cabeca e do pescoço.
Laringectomia: cirurgia para remoção parcial ou total da laringe, indicada para tratamento de tumores que podem acometer essa região, geralmente malignos e associados ao habito de fumar. Na
Laringe estão as cordas vocais, onde a voz é produzida, portanto esses procedimentos podem afetá-la de maneira definitiva.
Ressecção de tumores da boca e da garganta: também habitualmente realizadas para tratamento de tumores malignos dessas regiões, geralmente sao associadas aos esvaziamentos cervicais e muitas vezes necessitam de alguma forma de reconstrução para re estabelecer as funções de deglutição.
Quais as suas dúvida sobre esses procedimentos?
Comments