top of page

Participação especial no boletim oficial da American Academy of Otolaryngology - Head/Neck surgery

Edição comemorativa de 125 anos da AAO-HNS

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (BSHNS) foi fundada em 1967 em São Paulo durante o primeiro encontro de cirurgiões de cabeça e pescoço. O cirurgião-chefe da época era Jorge Faribanks Barbosa, renomado cirurgião brasileiro de cabeça e pescoço que publicou mais de 100 publicações, incluindo o livro Surgical Treatment of Head and Neck Tumors publicado em 1974.

Barbosa padronizou as ressecções maxilares ampliadas, introduziu uma nova técnica de preservação da função da cirurgia do câncer de base da língua, descreveu o acesso pull-through para tumores de orofaringe e outras contribuições marcantes para a cirurgia de cabeça e pescoço (HNS). Ele foi o primeiro presidente da BSHNS.

Desde então, a BSHNS se tornou a maior sociedade de HNS da América Latina, com mais de 800 membros. Desde 1974, possui publicação própria, atualmente denominada Archives of Head and Neck Surgery (ISSN 2595-2544) e é uma das sociedades fundadoras da Federação Latino-Americana de Sociedades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. São 38 centros de treinamento em residência credenciados pela BSHNS em todo o Brasil.

No Brasil, as sociedades de otorrinolaringologia e HNS são sociedades diferentes. A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia possui mais de 8.000 associados.

Normalmente o otorrinolaringologista cuida das doenças benignas e o cirurgião de cabeça e pescoço se concentra nas cirurgias de câncer e tireoide. A maioria dos cirurgiões de cabeça e pescoço vem de cirurgia geral, embora seja possível fazer residência em HNS após a otorrinolaringologia.

Dr. Bertelli é especialista em cirurgia robótica e minimamente invasiva de cabeça e pescoço com foco em doenças da glândula tireoide, paratireoide, salivar, ínguas, cistos, nódulos, doenças do trato aero-digestório, tumores de lábio, língua, boca, garganta e esôfago/traquéia cervicais.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page