Você já ouviu falar em lesão pré-maligna? É uma lesão causada pela multiplicação de células anormais com risco aumentado de desenvolver um câncer.
O risco de uma lesão pré-maligna se transformar em câncer é chamado de potencial de malignidade. O termo lesão pré-maligna representa alterações que tem chance elevada de evoluir para um câncer, mas que se tratada rapidamente ou quando removemos os fatores de risco (como o cigarro) podem não se desenvolver, ou seja, evitar um câncer!
Já o câncer não invasivo, é o primeiro estágio do câncer, também chamado “in situ”, ou seja, um tumor maligno detectado precocemente restrito àquelas células que o originaram, sem invadir outras camadas do tecido. Algumas vezes, quando retiramos cirurgicamente lesões pré malignas, já conseguimos detectar carcinomas in situ!
As lesões que podem se transformar em câncer de cabeça e pescoço são encontradas principalmente na boca e nos lábios me são chamadas de:
🔹Eritroplasia;
🔹Queilite actínica;
🔹Leocoplasia;
🔹Líquen plano oral.
O tratamento pode incluir a remoção da lesão, mas é de suma importância a retirada dos fatores carcinogênicos como o tabagismo e o etilismo!
E também é de extrema importância ficar atento e procurar um médico em caso de suspeita de alguma alteração que pode representar tais lesões!
Comentarios