top of page

Mucosite


São inflamações que podem acontecer na boca, faringe, laringe, esôfago e outras áreas relacionadas. É comum que ela apareça em pacientes em tratamento oncológico, pois as células dessas mucosas também são acometidas pelo tratamento quimio e radioterápico.

⠀⠀⠀

Como ambos os tipos de células (células tumorais e as da cavidade oral, por exemplo) se dividem em alta velocidade, o tratamento oncológico não consegue diferenciar as saudáveis das doentes e afeta as duas.

⠀⠀⠀

Ocorre em aproximadamente 20% a 40% dos pacientes que recebem quimioterapia convencional. Também surgem em 80% dos pacientes que são submetidos à quimioterapia de alta dose para preparo do transplante de células-tronco hematopoiéticas. Além de aparecer em quase todos os pacientes que fazem radioterapia de cabeça e pescoço.

⠀⠀⠀

É preciso ficar atento, pois a mucosite pode causar um comprometimento na evolução do tratamento.

⠀⠀⠀

Isso acontece porque há um aumento na chance do paciente apresentar um quadro infeccioso, além de ficar ainda mais debilitado pela dificuldade em se aimentar por dor local ou sangramento. Como consequência, seria preciso interromper ou diminuir a administração dos medicamentos, prejudicando o processo terapêutico.

⠀⠀⠀

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page