top of page

Metástase no câncer de tireoide

Esse é um dos medos de quase todos os pacientes. É importante ressaltar que um dos critérios de um tumor ser classificado como câncer é a sua capacidade de produzir metástases. Mas calma!



O subtipos de câncer de tireoide que tem maior possibilidade de produzir metástases distantes (pulmão, ossos, figado, etc) felizmente tambem sao os menos comuns como o carcinoma folicular, o medular, o pouco diferenciado e o anaplasico. O carcinoma papilífero, que é disparado o mais comum de todos, quando possui metástases, na sua grande maioria acomete os linfonodos do pescoço.


Importante lembrar, que de uma forma geral, as metástases linfonodais do câncer de tireoide são menos graves que as metástase linfonodais de outros tumores, como câncer de mama, cólon, pulmão, etc, porque não alteram significativamente a sobrevida global do paciente. Mas claro, desde que adequadamente tratadas!


A cirurgia de esvaziamento cervical é capaz de remover os linfonodos cervicais acometidos, dando ao paciente boas chances de cura e controle da doença, além de qualidade de vida. Alem disso, a maioria dos pacientes que tem metástases confirmadas precisarão de tratamento complementar com iodo radiativo após a cirurgia!


Tem dúvidas sobre assunto? Deixe aqui nos comentários!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page