top of page

Laringectomia- como fica a fala?

Após uma laringectomia, a fala é significativamente afetada, uma vez que a laringe é o órgão responsável pela produção de sons vocais. A laringectomia é uma cirurgia em que a laringe (a "caixa de voz") é removida ou desconectada do trato respiratório, geralmente devido a câncer de laringe ou outras condições graves. Como resultado, a pessoa perde a capacidade de falar da maneira tradicional, usando as cordas vocais e a laringe.



No entanto, existem algumas opções para restaurar a comunicação após uma laringectomia:



Fonação Esôfago-traqueal: Isso envolve a criação de um orifício (fístula) entre o esôfago e a traqueia durante a cirurgia. O ar é direcionado para o esôfago e, então, vibrando o esôfago, a pessoa pode produzir sons vocais. A fala é geralmente muito rouca e difícil de entender, mas pode ser melhorada com treinamento e terapia de fala.



Prótese de Fala: Uma prótese de fala é um dispositivo que é colocado cirurgicamente na traqueia e permite que a pessoa direcione o ar dos pulmões para a boca ou nariz para produzir sons vocais. Isso é conhecido como fala traqueoesofágica e pode proporcionar uma fala mais clara e compreensível do que a fonação esôfago-traqueal.



Comunicação Não-Verbal: Algumas pessoas optam por usar métodos de comunicação não-verbais, como a linguagem de sinais, comunicação escrita, ou dispositivos de comunicação assistiva (como tablets com software de fala sintetizada) para se comunicar. #corurgiadecabecaepescoco

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page