Dr. Bertelli é pioneiro em cirurgia robótica no Brasil

Atualizado: Jun 2

Hospital Samaritano realiza primeiras cirurgias transvestibulares de tireoide com robô no Brasil

O Hospital Samaritano – Unidade Higienópolis, do Americas Serviços Médicos, em São Paulo (SP), realizou em outubro de 2018 as primeiras tireoidectomias robóticas transvestibulares do Brasil e da América Latina. A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam nódulos na tireoide com indicação cirúrgica e que querem evitar a cicatriz no pescoço. “Os resultados são animadores. Para aqueles pacientes que precisam ou desejam evitar a cicatriz em região aparente do pescoço, as novas opções representam um verdadeiro avanço”, diz Dr. Antonio Bertelli, cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador da especialidade no Hospital Samaritano.


A tireoidectomia trasnvestibular robótica é uma técnica de cirurgia sem cicatriz, realizada pelo lábio. Ela também pode ser feita por endoscopia, sem o uso do robô. “Geralmente este tipo de acesso é indicado para pacientes com nódulos pequenos ou médios, em glândulas sem grande aumento de volume”, salienta Bertelli.


Poucos médicos no mundo realizam este procedimento utilizando o robô: “a tireoidectomia robótica vem sendo realizada nos países do oriente, geralmente pela via axilar, uma técnica que não se desenvolveu nos países do ocidente, já que a cirurgia aberta realizada pelo pescoço, muitas vezes com mini incisão e resultados estéticos bem favoráveis, já é bem estabelecida”, completa o médico.


Dr. Bertelli é especialista em cirurgia robótica e minimamente invasiva de cabeça e pescoço com foco em doenças da glândula tireoide, paratireoide, salivar, ínguas, cistos, nódulos, doenças do trato aero-digestório, tumores de lábio, língua, boca, garganta e esôfago/traquéia cervicais.

#dcirurgiadecabecaepescoco #cirurgiadetireoide #cirurgiasemcicatriz

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo