Garota de Ipanema com câncer de tireoide


Helô Pinheiro, a eterna “Garota de Ipanema”, foi diagnosticada com câncer na tireoide. A apresentadora e empresária de 76 anos descobriu um carcinoma e passou por cirurgia para retirar sua tireoide. Helô tinha cinco nódulos no pescoço, já operou e está em recuperação, aguardando para iniciar o tratamento com iodoterapia.


Lembrando que se você foi diagnosticada, o câncer da tireoide é o 5º entre as mulheres, não precisa se desesperar porque o câncer de tireoide é curável na grande maioria dos casos quando detectado e tratado precocemente.


A taxa de sobrevivência global é cerca de 95% ou até mais para o carcinoma papilífero, o tipo histológico mais comum. Portanto, com altos índices de cura, o importante é realizar o tratamento correto da primeira vez, melhor chance que temos para alcançar a cura.


O principal tratamento é a cirurgia, que pode retirar toda a glândula (total) ou parte dela (parcial) dependendo do tamanho, localização, número de focos, presença de linfonodos cervicais, histórico pessoal e familiar. Este acesso pode ser por via aberta convencional ou por acesso endoscópico, para casos selecionados, a depender dos fatores já citados e da escolha do paciente.


Pode ainda ser necessário retirar os linfonodos centrais (em casos de metástases confirmadas ou suspeitas) ou os linfonodos laterais do pescoço (em casos de metástases confirmadas), através de uma cirurgia chamada de esvaziamento cervical, realizada no mesmo momento da retirada da tireoide.


Em alguns casos, conforme critérios do laudo anátomo-patológico, se complementa o tratamento com Radio-iodoterapia. Além disso a reposição hormonal também faz parte do tratamento após a cirurgia.


#drbertelli #cirurgiadecabecaepescoco #cirurgiarobotica #cancerdatireoide #helopinheiro #nodulodetireoidetireoide #tireoide

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo