top of page

Formigamentos e câimbras após a tireoidectomia


Calma! Pacientes que passam pelo procedimento de tireoidectomia total ou cirurgias no compartimento central do pescoço podem apresentar sintomas de dormência, formigamento e câimbras no pós operatório.


Esta situação não é rara e está relacionada aos níveis de cálcio na corrente sanguínea. O que acontece é que após a retirada da tireoide ou da manipulação das estruturas do compartimento central, pode haver a disfunção das glândulas paratireoides, e, consequentemente, pode haver uma queda nos níveis de PTH, o hormônio produzido pelas paratireoides que é responsável por manter os níveis ideais de cálcio no sangue, pode ocorrer hipocalcemia.


A hipocalcemia, ou cálcio baixo no sangue, é a responsável por gerar os sintomas de formigamento, dormência e câimbras, especialmente nas mãos, pés e na face, ao redor da boca! Além de ser extremamente incômodo para o paciente, os baixos níveis de cálcio são uma urgência clínica que deve ser rapidamente diagnosticada e tratada, para evitar complicações mais sérias e potencialmente fatais.


Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para mitigar os sintomas da hipocalcemia. Desde a utilização da medida do PTH no pós operatório para tentar predizer se o paciente terá ou não hipoparatireoidismo, até a suplementação rotineira de cálcio e da forma ativa da vitamina D. Independente da estratégia adotada, é sempre importante estar em contato com o médico que realizou a cirurgia e seguir estritamente as orientações que ele lhe passar para o pós operatório. Sempre que os sintomas surgirem e não houver a possibilidade de fazer contato com seu médico, deve-se procurar um pronto-socorro imediatamente para uma adequada avaliação médica. É sempre importante alertar que, qualquer suplementação deve ser indicada e supervisionada por um médico.


Mas o que importa é que as câimbras podem ocorrer e que você deve avisar seu médico para que ele inicie o tratamento adequado o quanto antes!


Sentiu isso após sua cirurgia de tireoide? Ficou com alguma dúvida a respeito? Deixe aqui nos comentários!


18.209 visualizações15 comentários

Posts recentes

Ver tudo

15 Comments


Fiz tireoidectomia em 20dez23. O médico orientou continuidade com iodoterapia.

Sigo em dieta de restrição de iodo desde o dia 15jan24. Vou fazer a aplicação de 100mci de iodo no dia 14fev. Desde o dia 20dez23, pós tireoidectomia, faço uso apenas do remédio da pressão alta. E desde então, aumentando a cada dia, tenho experimentado pressão baixa, 50 a 70 BPM, temperatura corporal entre 34.5 / 35.5 e constante formigamento / dormência nos membros inferiores e superiores.

Devo fazer uso de hormônios apenas a aplicação do iodo no dia 14fev. Não tem sido fácil lidar não!!! Tenho 51a e antes da experiência sempre praticava atividades físicas com no mínimo caminhadas/corridas de 9kms. Hj mal consigo manter os braços firmes na…

Like
Replying to

Correção: * usar hormônios após a aplicação do iodo no dia 14fev24... e experimentando quadro de pressão baixa desde os primeiros dias pós operatório; fraqueza muscular inclusive durante a 'escovação' dos dentes

Like

Fiz a operação à tiróide na totalidade, à 5 dias ,contino com formigueiros e algumas câimbras...é normal estou a tomar cálcio.

Like

Fiz tireoidectomia a 6 dias, no 4 primeiros dias tive muita sensação de formigamento nas mãos, pés, rosto e topo da cabeça, estou tomando Vivosso desde o dia da alta, o tem e hj não tive nenhum episódio. Só a garganta que continua doendo muito principalmente a noite.

Like

Aurelia da Silva
Aurelia da Silva
Nov 21, 2023

Foi-me retirada a tiróide a un mês estou tomando cálcio. Isto já a un mês que fiz a operação continua a sentir formigueiro

É normal isto acontecer?


Like

Osmar Goi
Osmar Goi
Sep 28, 2023

Fiz cirurgia total da tireóide há 40 dias, estou tomando cálcio com vitamina "d" e pura T 4, 100 mcg, mas estou sentindo ainda formigamentos pouca apetite, é normal?

Like
Replying to

Vc sentia o formigamento direto ou ia e vinha?

Like
bottom of page