Formigamentos e câimbras após a tireoidectomia


Calma! Pacientes que passam pelo procedimento de tireoidectomia total ou cirurgias no compartimento central do pescoço podem apresentar sintomas de dormência, formigamento e câimbras no pós operatório.


Esta situação não é rara e está relacionada aos níveis de cálcio na corrente sanguínea. O que acontece é que após a retirada da tireoide ou da manipulação das estruturas do compartimento central, pode haver a disfunção das glândulas paratireoides, e, consequentemente, pode haver uma queda nos níveis de PTH, o hormônio produzido pelas paratireoides que é responsável por manter os níveis ideais de cálcio no sangue, pode ocorrer hipocalcemia.


A hipocalcemia, ou cálcio baixo no sangue, é a responsável por gerar os sintomas de formigamento, dormência e câimbras, especialmente nas mãos, pés e na face, ao redor da boca! Além de ser extremamente incômodo para o paciente, os baixos níveis de cálcio são uma urgência clínica que deve ser rapidamente diagnosticada e tratada, para evitar complicações mais sérias e potencialmente fatais.


Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para mitigar os sintomas da hipocalcemia. Desde a utilização da medida do PTH no pós operatório para tentar predizer se o paciente terá ou não hipoparatireoidismo, até a suplementação rotineira de cálcio e da forma ativa da vitamina D. Independente da estratégia adotada, é sempre importante estar em contato com o médico que realizou a cirurgia e seguir estritamente as orientações que ele lhe passar para o pós operatório. Sempre que os sintomas surgirem e não houver a possibilidade de fazer contato com seu médico, deve-se procurar um pronto-socorro imediatamente para uma adequada avaliação médica. É sempre importante alertar que, qualquer suplementação deve ser indicada e supervisionada por um médico.


Mas o que importa é que as câimbras podem ocorrer e que você deve avisar seu médico para que ele inicie o tratamento adequado o quanto antes!


Sentiu isso após sua cirurgia de tireoide? Ficou com alguma dúvida a respeito? Deixe aqui nos comentários!


#drbertelli #cancerdecabecaepescoco #cirurgiadecabecaepescoco #cirurgiaodecabecaepescoco #cirurgiaodecabecaepescocosp #tireoide#toetva

2.689 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo