Fibroma oral


Essa é uma pergunta que recebo muito, pois causa muito medo nos pacientes. O fibroma oral é um tumor benigno formado a partir do tecido conjuntivo fibroso da cavidade oral. Ele também pode ser chamado de fibroma traumático, fibroma de irritação, nódulo fibroso ou hiperplasia fibrosa focal.


A principal queixa dos pacientes é a presença de uma “carninha” ou “bolinha” na boca, em geral menor que 2 cm, que não causa dor, cuja incidência é maior em mulheres.


É caracterizado por um nódulo, com formato arredondado, ligado a uma base fixa. Sua superfície costuma ser lisa, porém, se o paciente manipulá-lo ou mordê-lo, ele tende a ficar ulcerado e hipertrofiado, o que nesse caso pode causar dor.


Podem se desenvolver nos tecidos gengivais, nas bochechas, nos lábios e na língua. Determinados estímulos traumáticos podem desencadear um processo inflamatório do tecido conjuntivo, dando origem ao fibroma.


O uso de próteses mal adaptadas, desordens oclusais (na mordida) e traumas decorrentes da mastigação, como morder a língua ou a bochecha, por exemplo, são fatores de risco para o surgimento desse tipo de fibroma.


O tratamento consiste na remoção cirúrgica do nódulo e posterior exame anatomopatológico (biópsia). Você tem alguma dúvida sobre fibroma oral, deixe aqui nos comentários.


#drbertelli #cirurgiadecabecaepescoco #cancerdetireoide #cancerdecabecaepescoco #toetva

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo