Como é a recuperação depois de retirar a tireoide?



A recuperação pós-operatória da cirurgia de tireoide dura cerca de 15 dias, e durante esse tempo deve-se evitar fazer esforços físicos, como fazer atividades físicas, pegar peso, fazer força, correr ou mesmo atividades domésticas intensas. Lembre-se que quando fazemos força nossas veias do pescoço “saltam”, agora imagine isso na região recém-operada. Essas recomendações servem para evitar o desenvolvimento de inchaço e sangramento no local operado. Sangramentos no pescoço durante o pós-operatório muitas vezes precisam de uma nova cirurgia, portanto o preço a se pagar é bem alto… Siga essas recomendações a risca!

No entanto, não é necessário (e nem recomendado) repouso total, podendo-se na maioria dos casos, andar, se movimentar, passear e mexer o pescoço normalmente, desde que não haja esforço físico.

Em grande parte dos pacientes não existe a necessidade de colocar um dreno no pescoço, e como é normal sentir alguma dor ou incômodo, o médico prescreve o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, como a dipirona, o paracetamol, o cetoprofeno ou o Ibuprofeno, entre outros. Medicamentos contra enjoos e vômitos também são habitualmente prescritos para evitar estes contratempos, comuns após a anestesia geral. Comer alimentos líquidos ou pastosos e moles pode ajudar a diminuir o desconforto na garganta. Depois de poucos dias, esse desconforto melhora e você já pode voltar a se alimentar normalmente.


Além disso, o paciente fica com um curativo ou uma espécie de cola no pescoço, para diminuir o contato com bactérias da pele, sujeiras do ambiente e proteger do sol o local onde foi feito o corte. As colas são impermeáveis e podem ser molhadas, já os curativos, não. O paciente vai para casa com o a cola ou o curativo, e deve observá-los diariamente até o retorno com o cirurgião, seguindo as orientações que são dadas no momento da alta, dependendo de como foi a cirurgia. Na maioria das vezes usamos pontos internos de material absorvível, portanto, não existe a necessidade e o desconforto de retirar os pontos no retorno da cirurgia. #tireoide #drbertelli

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo