top of page

Cirurgia é o mais indicado para o câncer de tireoide?

A grande maioria dos tumores na tireoide é descoberta em fases iniciais, e o melhor tratamento para este tipo de câncer é a cirurgia.


Existem tumores pequenos e restritos a apenas um lado da tireoide, então o cirurgião pode retirar só essa metade da glândula. Em alguns casos, retirar a tireoide inteira é o tratamento mais indicado. Em outros casos, os 'carocinhos' que temos no pescoço, chamados linfonodos, já estão contaminados com células do tumor, então precisam ser retirados também.



Quando retiramos a tireoide toda, os pacientes ficam sem produção de hormônio tireoideano e entram em hipotireoidismo causado pela cirurgia. Assim a reposição hormonal é iniciada logo após a cirurgia, e o paciente precisa de acompanhamento para fazer o controle adequado dessa reposição, ja que a dose é individual. Alem disso, atrás da tireoide existem glândulas chamadas paratireoides, as principais responsáveis por controlar os níveis de cálcio no sangue. Por serem muito delicadas, elas podem sofrer com o trauma cirúrgico, diminuindo a produção do hormonio que regula o cálcio. Nestes casos o paciente também fica com déficit de cálcio no sangue, necessitando repor, geralmente só até as paratireoides voltarem a funcionar normalmente. Qual a sua dúvida sobre a cirurgia de tireoide?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page