top of page

Cirurgia Robótica de câncer de cabeça e pescoço

Você sabe quais são as indicações para esse tipo de cirurgia?



Não podemos negar que a cirurgia robótica é um procedimento inovador no tratamento de vários tipos de câncer do corpo humano. Entre eles:


Retirada de tumores de base de língua e orofaringe - Quando só existia a cirurgia tradicional, o acesso a essa região, por conta da anatomia da área, era bastante complexo. É uma área restrita, pequena e de difícil acesso para uma cirurgia oncológica. Muitas vezes, era preciso fazer grandes incisões na pele da face e até cortar a mandíbula, somente para conseguir um acesso adequado. Obviamente, o procedimento se tornava bastante invasivo, com período mais longo de recuperação para o paciente, e muitos riscos associados. Com a cirurgia robótica, o corte da mandíbula passou a ser poupado e as incisões se tornaram desnecessárias, garantindo cirurgias mais rápidas, seguras e com pós-operatório mais tranquilo. Como isso é possível? O Robô cirúrgico é muito bom para trabalhar em espaços confinados, garantindo uma visualização ótima para o cirurgião, além de mobilidade das pinças que é superior à da mão humana, permitindo um controle das margens cirúrgicas bastante satisfatório.


É importante salientar que nem todos os pacientes são elegíveis para a cirurgia robótica. Alguns fatores precisam ser avaliados pelo cirurgião antes da cirurgia, como:


Possibilidade de outros tipos de tratamento,

Anatomia do paciente,

Tamanho do tumor,

Localização do tumor.


Qual a sua dúvida sobre a cirurgia robótica?


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page