Cirurgia de Tireoide sem cicatriz, é possível?


Nos últimos anos, algumas formas de retirada da glândula tireoide foram desenvolvidas para se evitar uma cicatriz visível no pescoço.


A cirurgia transvestibular, foi desenvolvida na Tailândia, pode ser realizada com equipamentos de videocirurgia idênticos aos utilizados na cirurgia da vesícula, ou com o robô. O vestíbulo é o espaço entre o lábio e os dentes inferiores, onde são feitas 3 pequenas incisões para a colocação de portais que permitem a passagem da câmera e das pinças para que o cirurgião possa identificar, manipular e retirar a glândula. Os dois lados da tireoide podem ser abordados pelo mesmo acesso, o que explica a sua rápida adoção por cirurgiões de diversas partes do mundo.


Os benefícios da videocirurgia, já comprovados em cirurgias abdominais, como a magnificação da imagem pela câmera e a delicadeza do instrumental de laparoscopia, tornam a cirurgia muito segura, com resultados semelhantes aos da cirurgia convencional aberta, em termos de complicações. Uma complicação específica deste acesso é uma falta de sensibilidade no queixo, que geralmente é transitória, mas pode perdurar por meses ou até ser irreversível em casos raros. Na realidade, a cirurgia é a mesma da convencional, com os mesmos passos, o que muda é o acesso e a forma com que o cirurgião manipula e enxerga as estruturas.


O pós-operatório também é muito semelhante ao da cirurgia aberta em termos de tempo de internação, retorno ao trabalho e queixas, mas as cicatrizes são mínimas e ficam escondidas dentro da boca.


Obviamente que não são todos os pacientes que são candidatos a este tipo de abordagem. Cada caso precisa ser avaliado individualmente para que a indicação seja realizada corretamente. Pacientes com glândulas de grande volume ou anatomia desfavorável continuarão a ser operados pelos métodos tradicionais, que são muito seguros, diga-se de passagem, e geralmente deixam cicatrizes quase imperceptíveis. Mas pacientes jovens e bem selecionados agora têm uma alternativa para realizar a cirurgia de tireoide sem cicatriz. #drbertelli #cirurgiadecabecaepescoco #tireoide

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo