top of page

Cálculos nas glândulas salivares


Os cálculos nas glândulas salivares também chamado de sialolitíase, é a formação de pedras nos ductos dessas glândulas. Esses cálculos levam a obstrução total ou parcial dos ductos salivares, podendo acarretar inflamação das diversas glândulas (as principais são as glândulas parótidas e as glândulas submandibulares).


A prevenção e o diagnóstico precoce é o segredo para o sucesso, tanto da sua qualidade de vida, quanto do tratamento. Saiba que:


Os cálculos têm maior incidência nas pessoas que estão desidratadas ou quando tomam remédios que diminuem a produção de saliva. Portanto, cuide da sua hidratação.


Desconforto durante a mastigação, a dor e o inchaço pioram após as refeições. Fique atento aos sinais.


Os cálculos das glândulas salivares são mais comuns nos adultos.


Um ducto salivar obstruído leva a estase salivar, aumento de volume e dor da glândula e essa saliva estagnada pode ser contaminada por bactérias, com consequente infecção local.


O diagnóstico é feito a partir do exame clínico e de exames de imagem, como ultrassom. O tratamento é feito pela retirada dos cálculos pela boca ou, em alguns casos, pela retirada da própria glândula. A operação deve ser feita por cirurgiões especializados a fim de se obter bons resultados e uma boa recuperação pós-operatória.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page