Acesso retroauricular


Você já ouviu falar em acesso retroauricular? É uma modalidade de abordagem cervical que permite a realização de cirurgias endoscópicas (com materiais habitualmente utilizados em cirurgias por vídeo) ou até robóticas, possibilitando os mais diferentes tipos de procedimentos: esvaziamento cervical, assunto que abordamos num post passado; Ressecção da glândula submandibular; linfadenectomia cervical, ressecção de tumores laterais do pescoço, entre outros.


No acesso retroauricular, o cirurgião de cabeça e pescoço faz uma incisão que começa atrás da orelha e segue a linha do cabelo, parecida com a incisão utilizada por cirurgiões plásticos para cirurgias de ritidoplastia. Dessa forma trocamos uma incisão em uma região bem visível do pescoço por uma incisão bem escondida.


Este acesso traz melhores resultados estéticos para os mais variados procedimentos sobre o pescoço, além de um resultado funcional bastante interessante. O tempo cirúrgico é um pouco maior do que na cirurgia convencional, mas desde que o paciente não possua condições clínicas que sejam impeditivas para um tempo anestésico maior, é bastante seguro.


O acesso retroauricular tem se difundido, em diferentes centros de referência no Brasil e no mundo, com diversos trabalhos publicados, demonstrando ser uma técnica factível, para pacientes bem selecionados, quando executado por cirurgiões com experiência nesta técnica.


#drbertelli #cirurgiadrcabecaepescoco #cancerdecabecaepescoco #toetva #cirurgiarobotica

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo