top of page

HPV

O HPV é um tipo de vírus que infecta pele e mucosas e que pode acometer tanto mulheres quanto homens. Atualmente, a infecção por HPV é considerada a doença sexualmente transmissível mais frequente, ou seja, é a principal patologia viral transmitida pelo sexo.



Na maioria dos casos, a infecção por HPV não apresenta sintomas, por outro lado, o vírus pode ficar na forma latente durante anos no organismo e ocasionar o desenvolvimento de alterações celulares, que podem gerar lesões relacionadas ao HPV. Dentre os mais de 100 tipos existentes de HPV, sabe-se hoje em dia, que a infecção por este vírus também está associada a verrugas e a determinados tipos de cânceres da região da cabeça e pescoço.



A infecção pelo HPV é um importante fator de risco para o câncer de cabeça e pescoço, especialmente na região da orofaringe, que engloba a base da língua, as amídalas e a parte lateral e posterior da garganta.



A vacina contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúder (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ela combate os quatro tipos de vírus (6, 11, 16 e 18), e deve ser administrada antes do adolescente iniciar sua vida sexual. Os tipos 16 e 18 são os mais relacionados ao câncer de colo uterino e de cabeça e pescoço.


O diagnóstico precoce impacta diretamente na sobrevida, ou seja, quanto mais inicial, melhor. Se diagnosticado no primeiro estágio, por exemplo, a chance de curar um câncer de orofaringe relacionado ao HPV é maior do que 80%.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page