top of page

90% das pessoas com câncer de boca são fumantes


Muito já se fala sobre a relação estreita entre o câncer e o hábito de fumar. Essa consequência do uso de produtos de tabaco surge, inclusive, como uma das mais lembradas entre as pessoas e, claro, uma das mais temidas. Vale dizer que esse medo não é em vão, pois o tabagismo é responsável pelo surgimento de pelo menos 50 doenças, incluindo diversos tipos de câncer.

O câncer de boca é um conjunto de tumores malignos que afeta várias regiões da boca como: lábios, língua, gengiva, céu da boca entre outras.

Vale salientar que no começo, as lesões são assintomáticas e podem ser confundidas com aftas. Porém, com o passar do tempo e com a evolução do tumor, outros sinais e sintomas surgem como: úlceras que não cicatrizam, dor, sangramento e presença de uma massa na cavidade oral.

Nos casos mais avançados, é possível perceber danos ainda maiores, como o comprometimento dos nervos cranianos, perda dos dentes, dificuldade para abrir a boca e engolir, perda de peso e rouquidão. Por conta do diagnóstico tardio, essa é uma doença que tem altos índices de mortalidade. Em 2018, por exemplo, ocorreram 6.455 óbitos por câncer de lábio e cavidade oral, sendo 4.974 em homens e 1.481 em mulheres.


Você é fumante? Tem alguma dúvida sobre o câncer de boca?


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page