TOETVA: Experiência de um grupo nacional multicêntrico com 412 pacientes.



Transoral endoscopic thyroidectomy vestibular approach:

Experience from a multicenter national group with 412 patients


TOETVA:

Experiência de um grupo nacional multicêntrico com 412 pacientes.


Resumo

A tireoidectomia convencional bem estabelecida tem resultados satisfatórios; entretanto, a cirurgia robótica e endoscópica da tireoide pode evitar cicatrizes visíveis na região anterior do pescoço. A abordagem vestibular da tireoidectomia endoscópica transoral (TOETVA) é a mais recente dessas técnicas.


Métodos

Esta foi uma revisão retrospectiva de 412 pacientes submetidos a TOETVA de 2017 a 2020 em 13 centros brasileiros.


Resultados

Participaram do estudo 359 (87,1%) mulheres e 53 (12,9%) homens, com média de idade de 40 anos. Houve 231 (56,1%) tireoidectomias totais. A taxa de conversão foi de 0,7%. A taxa de paralisia transitória das cordas vocais foi de 7,6% (30 pacientes). As taxas de hipocalcemia temporária e persistente foram de 4,0% e 0,8%, respectivamente. Houve dois casos de infecção (0,5%).


Discussão

Este é um grande estudo TOETVA de vários institutos, com uma das maiores coortes publicadas até o momento; apesar de sua natureza retrospectiva e viés de seleção, alcançou resultados comparáveis ​​às séries relatadas anteriormente, este estudo reforçou a segurança, viabilidade e reprodutibilidade nacional para esta técnica.


Dr. Bertelli é especialista em cirurgia robótica e minimamente invasiva de cabeça e pescoço com foco em doenças da glândula tireoide, paratireoide, salivar, ínguas, cistos, nódulos, doenças do trato aero-digestório, tumores de lábio, língua, boca, garganta e esôfago/traquéia cervicais.

#CancerDeCabecaEPescoco #toetva #TratamentoDoCancerDeCabecaEPescoco #tireoide #cancerdetireoide #cirurgiarobotica

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo