Todo nódulo no pescoço é câncer?



Essa é uma pergunta muito frequente em pacientes que acabam de receber o diagnóstico de nódulo na região do pescoço. Mas calma! Nem todo nódulo é câncer, porém, todo caroço persistente precisa ser avaliado, dessa forma, caso você apresente este sintoma, é muito importante observá-lo e procurar um especialista.


Contudo, são muito comuns e podem ser causados por diferentes fatores. Mas o fato é, felizmente, a grande maioria dos nódulos no pescoço não são câncer, sobretudo em crianças e adultos jovens.


A causa mais provável de um nódulo palpável no pescoço é um nódulo linfático, (ou linfonodo), aumentado devido a alguma infecção ou inflamação da região da cabeça ou pescoço, como infecções da pele, amigdalite ou infecções dentárias por exemplo. Os linfonodos fazem parte do sistema de defesa do organismo, e aumentam nessas situações.


Geralmente retornam a seu tamanho habitual após a resolução do quadro que levou a seu amento.


Assim, em geral recomendamos investigar nódulos no pescoço que persistam por 3 semanas ou mais, pois a maioria dos nódulos desaparecerá nesse período e não necessitará de avaliação alguma.


Nódulos persistentes merecem investigação por poderem apresentar malignidade, mas também podem ter causas benignas, como malformações congênitas, infecções crônicas, doenças autoimunes. Devem passar por avaliação com especialista para o diagnóstico e tratamento adequados.


#drbertelli #cancerdecabecaepescoco #tireoide#cancerdetireoide #toetva #cirurgiarobóticaemcabeçaepescoço

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo