top of page

Todo nódulo de tireoide precisa ser operado?

Mito ou verdade: É necessário realizar cirurgia em todos os casos de nódulos na tireoide?



A tireoide é suscetível à formação de nódulos, e aproximadamente 60% da população apresenta essa condição. No entanto, a grande maioria desses nódulos, cerca de 90% das vezes, é benigna.



Em torno de 10% dos casos, os nódulos são malignos (indicativos de câncer) ou apresentam características altamente suspeitas de malignidade, mesmo quando a biópsia (PAAF) não for conclusiva.



Portanto, nos casos não relacionados a câncer, a recomendação para cirurgia é bastante criteriosa. A cirurgia para nódulos benignos é indicada principalmente quando esses nódulos causam sintomas de compressão, como dificuldade para respirar ou engolir, ou em situações selecionadas.



É importante destacar que a cirurgia não visa somente a remoção do nódulo, mas sim a tireoide como um todo, podendo envolver a remoção de metade ou de toda a glândula.



Portanto, é um mito afirmar que todos os nódulos na tireoide necessitam de intervenção cirúrgica.



Você já identificou algum nódulo em sua tireoide? Realizou exames para avaliar a saúde da glândula tireoide? Se tiver dúvidas sobre o assunto, sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários ou nos enviar uma mensagem privada. #cancerdecabecaepescoco #cirurgiaodecabecaepescoco #tireoide

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page