top of page

Procedimentos mais realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço


Tem muitas pessoas que não sabem ao certo o que o cirurgião de cabeça e pescoço opera. Somos o profissional que diagnostica e trata os tumores benignos e malignos que se desenvolvem na região.


Os procedimentos mais conhecidos são:


Tireoidectomia: intervenção cirúrgica destinada à remoção parcial ou total da glândula tireóide. É indicada para casos de alterações fisiológicas ou anatômicas da glândula, tais como, câncer ou suspeita de malignidade, aumento de tamanho da glândula que comprometa a respiração ou a deglutição além de algumas formas de hipertireoidismo.


Esvaziamento cervical: nada mais é do que a retirada de linfonodos do pescoço, para tratamento de tumores que se disseminam ou podem se disseminar para estas estruturas. O objetivo é a remoção de grupos de linfonodos sem afetar as estruturas nobres do pescoço como vasos e nervos.


Laringoscopia: procedimento feito para examinar a porção mais alta das vias aéreas, como o nariz, a laringe e a faringe. Para isso, o cirurgião de cabeça e pescoço utiliza-se de um laringoscópio, que pode ser introduzido pela boca ou pelo nariz.


Traqueostomia: cirurgia que consiste na abertura da traquéia, com o objetivo de criar uma entrada de ar para os pulmões. Pode ser realizada por alguma obstrução causada pela presença de tumores, após cirurgias extensas na boca e na garganta, traumas na face, doenças neurológicas, ou insuficiência respiratória.


Cirurgia de glândulas salivares: é a principal forma de tratamento de tumores dessas estruturas, mas também podem ser indicadas em alguns casos de doenças inflamatórias.


Você sabia?


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page