Nódulo de tireoide, pode virar câncer?


Essa é uma pergunta muito como já que muitas pessoas tem nódulo e possuem esse receio!


Câncer na tireoide, na sua maioria, não apresenta sintomas. Isso mesmo. As únicas formas de descobrir são pelo auto exame, exame físico durante uma consulta ou por meio de exames complementares.


Quando há nódulo na tireoide é importante que o paciente passe por uma avaliação médica para ver a necessidade de fazer uma punção ou biópsia, para saber se é benigno ou maligno. Se for benigno, cabe ao médico especialista avaliar outras indicações de tratamento, afinal alguns nódulos benignos também precisam de cuidado, ou simplesmente optar por acompanhar, além de avaliar as funções hormonais do paciente.


Quando descoberto um nódulo maligno, é importante seguir as orientações de tratamento conforme a indicação do seu médico. A grande maioria dos cânceres de tireoide tem altíssima chance de cura, mas desde que sejam tratados adequadamente. E a melhor oportunidade para realizar o tratamento adequando é a primeira. Hoje em dia, pacientes com tumores muito parecidos podem receber diferentes propostas de tratamento, que vão desde o acompanhamento com vigilância ativa, até a cirurgia acompanhada de iodoterapia. Isso é a medicina personalizada, de precisão! E nesse contexto o especialista tem papel fundamental.

Existem tipos de câncer mais agressivos e menos agressivos, por isso ressaltamos a importância da avaliação médica e do acompanhamento regular após o tratamento, seja ele qual for.


#drbertelli #drantoniobertelli #cirurgiadecabecaepescoco #tireoide #cancerdetireoide

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo