top of page

Metástase em câncer de tireoide


Sempre que lidamos com câncer, existe a possibilidade de que o tumor retorne, seja por reaparecimento local ou por disseminação para outras áreas, o que chamamos de metástase (MTX). No entanto, é importante distinguir entre os tipos de metástase, que podem ocorrer em diversos tipos de câncer:



Metástase regional


Metástase à distância


Neste texto, abordaremos a metástase regional.



A metástase regional ocorre através do sistema linfático, quando células cancerígenas se desprendem do tumor original ou invadem os vasos linfáticos, cuja função é drenar a linfa, bactérias e até mesmo células cancerígenas. Essas células podem viajar pela linfa até os linfonodos (gânglios linfáticos), onde encontram condições favoráveis para se multiplicar.



Uma vez que as células cancerígenas se alojam nos primeiros linfonodos, elas começam a crescer progressivamente até que se tornem palpáveis durante um exame físico ou visíveis em exames de imagem.



Após afetar os linfonodos iniciais, geralmente nas proximidades da tireoide (nível VI e VII), o câncer pode continuar se espalhando pelo sistema linfático e comprometer todas as cadeias de linfonodos no pescoço, resultando em linfonodos que testam positivo para metástase nas regiões laterais do pescoço (níveis II, III, IV, V).



Quando os linfonodos estão comprometidos pelo câncer de tireoide, a abordagem terapêutica mais eficaz é a realização de um esvaziamento cervical, procedimento cirúrgico no qual os linfonodos da região são removidos.



É fundamental manter consultas regulares com seu médico e nunca perder o acompanhamento, permitindo que o especialista intervenha quando necessário e no momento adequado.



Você ou alguém que você conhece está lidando com câncer de tireoide? Notou algum caroço no pescoço? Tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe suas perguntas nos comentários ou nos envie uma mensagem privada. Marque alguém para que também possa ter acesso a essas informações. #tireoide #cancerdetireoide #nodulodetireoide

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page