Exame Intraoperatório de Congelação


Nada mais é do que uma avaliação realizada por um patologista durante a cirurgia! Para conseguir olhar as células no microscópio o médico precisa fazer cortes bem finos daquele tecido, e pra isso congela a peça cirúrgica e usa colorações especiais! Por isso se chama exame de congelação! Através da avaliação microscópica o patologista consegue muitas vezes dizer se o tumor é benigno ou maligno, avaliar as margens cirúrgicas, dizer se uma determinada estrutura está comprometida pelo tumor ou ainda dizer de quais os tipos de células que compõe determinado tecido!


Todas essas informações podem ser usadas pelo cirurgião para decidir sobre a extensão de uma cirurgia, quando parar e quando ampliar as margens, quando reimplantar determinado tecido como uma paratireoide por exemplo... são decisões que podemos tomar rapidamente, durante o transcorrer de uma cirurgia, com o paciente anestesiado! Por isso é fundamental dispor de patologistas experientes que podem influenciar positivamente no resultado da sua cirurgia!


Alguma dúvida sobre o exame de congelação? Você sabe se durante a sua cirurgia este tipo de exame foi realizado? E como ele influenciou no resultado?


Poste aqui nos comentários!!! #drbertelli#cirurgiaodecabecaepescoco#tireoide

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo