top of page

Dados sobre nódulos de tireoide

A diferença entre bócio, nódulo e cisto está na natureza dessas formações. O bócio refere-se ao aumento da glândula tireoide, o nódulo é uma massa dentro da tireoide, e o cisto é uma área preenchida por líquido. É importante lembrar que alguns pacientes podem apresentar um aumento da glândula (bócio) devido à presença de vários nódulos (bócio multinodular).


Os exames ideais para o diagnóstico e avaliação dos nódulos de tireoide são a ultrassonografia e a medição do hormônio TSH no sangue. A ultrassonografia não é recomendada como um exame de rotina, mas sim como um complemento ao exame físico. A punção de um nódulo só é indicada em casos específicos, com características descritas no ultrassom associadas a alguns indicadores, como histórico de câncer de tireoide em parentes de primeiro grau, exposição prévia à radiação no pescoço, crescimento rápido do nódulo, rouquidão e presença de linfonodos inchados (adenomegalia).


A maioria dos nódulos na tireoide é benigna, mas ainda assim merece atenção. #tireoide #nodulodetireoide #bocio #cancerdetireoide

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page