Cirurgia robótica é realizada por um robô?


A plataforma robótica oferece ao cirurgião visualização tridimensional dos tecidos com alta definição e magnificação, aliada ao controle de três braços robóticos, conectados a instrumentos com articulação que permitem movimentos de amplitude de até 540º, proporcionando precisão e a destreza na execução da técnica cirúrgica. Na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, o sistema robótico pode ser utilizado em diversos procedimentos como ressecção de tumores de faringe/laringe, esvaziamentos cervicais, ressecções de glândulas salivares e tumores cervicais benignos. A cirurgia robótica transoral (transoral robotic surgery – TORS) foi inicialmente descrita como uma técnica minimamente invasiva para o tratamento do câncer de orofaringe, representando uma grande evolução em termos de resultados funcionais e recuperação atingidos com cirurgia convencional realizada através de amplos e mórbidos acessos como mandibulotomia ou glossotomia mediana.


Aprovada pelo FDA em dezembro de 2009, a cirurgia robótica representa um grande avanço tecnológico com evidência científica de diversas vantagens, como: menor dor pós-operatória, visualização tridimensional; magnificação dos tecidos e do campo operatório, maior precisão, melhor e mais rápida reabilitação comparada às abordagens convencionais para determinadas patologias, incluindo alguns tumores de cabeça e pescoço.

Controlado pelo cirurgião através de um console, os braços do robô replicam os movimentos realizados pelas mãos do cirurgião com extrema precisão e delicadeza, inclusive, alcançando locais que a mão humana não conseguiria. Nele alcança-se 540 graus de amplitude de movimento, uma volta completa e mais meia volta além da primeira.


Geralmente, os pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia robótica não necessitam de traqueostomia e sonda para alimentação, e nos poucos casos necessários, são por tempo mais curto comparado aos acessos convencionais.


É importante ressaltar que o robô não faz nada sozinho, sendo um instrumento cirúrgico com tecnologia de última geração guiado pelas mãos habilidosas do cirurgião especialista.


#drbertelli #cirurgiarobotica #cirurgiadecabecaepescoco #toetva #tors #cancerdetireoide

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo