top of page

Câncer de tireoide x Exposição à radiação


Diferentemente de outros tumores que apresentam fatores de risco muito bem estabelecidos, tais como tabagismo e consumo de álcool, os tumores de tireoide não apresentam muitos fatores de risco bem estabelecidos. A exposição à radiação é um destes fatores, mas a maioria das pessoas não apresenta exposição suficiente para desenvolvimento do câncer de tireoide. E sabemos disso por causa dos sobreviventes dos acidentes nucleares… tanto as bombas de Horishina e Nagasaki como os acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima… é dessa energia que estamos falando! Pacientes que fazem exames radiológicos de rotina como mamografia ou radiografias não correm riscos, desde que a quantidade de exames não seja excessiva!

Também há maior risco nas pessoas que receberam radioterapia por conta de outros tumores, especialmente aqueles que receberam a a radioterapia nas regiões do pescoço e tórax, por isso esses pacientes devem ser acompanhados de perto.

Mas como desconfiar? É importante lembrar que muitos tumores de tireoide, especialmente os pequenos, não dão sintomas relacionados a alterações hormonais ou mesmo sintomas locais pela presença do nódulo como dores, incômodos ou dificuldades. Portanto, o ideal é: pacientes que tem fatores de risco conhecidos devem fazer o acompanhamento médico, com exames de controle para observar como está a tireoide.


#drbettelli#cancerdecabecaepescoco#cirurgiaodecabecaepescoco

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page