top of page

Câncer de laringe

– O tabaco é a principal causa do câncer de laringe, relacionado com a imensa maioria dos casos?



– O câncer de laringe, ao contrário do que dizem, não é um tipo raro de câncer de cabeça e pescoço?



– A maioria dos casos de câncer de laringe ocorre na glote, onde estão localizadas as cordas vocais?



– Rouquidão persistente e dor ou incômodo na garganta podem ser sinais de câncer de laringe?



– Nos últimos anos, o câncer de laringe tem aumentado em pessoas mais jovens?



O câncer de laringe é um dos tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco, sendo que o fumo aumenta em 10 vezes a chance de desenvolvimento deste tipo de câncer.



A infecção pelo vírus HPV – Papilomavírus Humano, transmitido principalmente pelo contato sexual (sexo oral), embora seja mais relacionado com o câncer de orofaringe, também pode ser considerado um fator de risco. Além desses, o refluxo gastroesofágico, uma doença crônica, também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer.



Alguns sintomas podem indicar a suspeita de um tumor de laringe e eles podem ser diferentes a depender da localização. Por exemplo, a dor ou incômodo na garganta, principalmente durante a deglutição, pode indicar um câncer na supraglote, região logo acima das cordas vocais, e a rouquidão pode significar um tumor na glote. Já os tumores de subglote (região abaixo das cordas vocais, transição com a traquéia) são os mais raros, menos sintomáticos e geralmente abrem o quadro com falta de ar, como um tumor de traquéia.



O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de outros sinais, como alteração na qualidade da voz, dificuldade de engolir e sensação de corpo estranho na garganta. Nas lesões avançadas da laringe, os sintomas se confundem e, além da rouquidão, podem ocorrer dor na garganta, presença de nódulos no pescoço, dificuldade para engolir e se alimentar, além de falta de ar.


Você sabia?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page