Bócio, você sabe o que é?


O bócio, chamado popularmente de papo, é o aumento tireoide, que pode ser visível na frente do pescoço, quando toma toda a glândula ou surge em forma de nódulos. Algumas das vezes está associado ao Hipotireoidismo ou ao Hipertireoidismo mas essa associação não é necessária, ou obrigatória.


É mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos e tem causas diversas, a exemplo da carência de iodo na dieta; dos tumores benignos e malignos e das doenças autoimunes, entre elas a tireoidite de Hashimoto.


Muitos bócios apresentam nódulos e são chamados de Bócios nodulares, os quais não necessariamente interferem com o funcionamento da tireoide e portanto não causam sintomas de hipo ou hipertireoidismo.

• Bócio difuso: Pode ocorrer nas disfunções tireoidianas ou quando há deficiência de iodo.

• Bócio nodular: Ele pode ser uninodular (apenas um nódulo) ou multinodular (mais de um nódulo).

O bócio nodular é mais frequentemente diagnosticado após os 50 anos de idade. O paciente pode ter o bócio há vários anos e somente diagnosticar quando surgem sintomas tais como dificuldade para engolir alteração da voz ou a percepção do nódulo pelo paciente; ou ainda somente diagnosticar porque ele se tornou hiperfuncionante, causando Hipertireoidismo. Outra situação que pode ocorrer é apresentar o diagnóstico somente ao se investigar um hipotireoidismo associado.


A depender do tamanho, a deformação provocada pelo bócio pode comprimir a traqueia e até dificultar a respiração e a deglutição. Nesses casos, e quando os nódulos são malignos, a cirurgia para remoção total ou parcial da glândula deve ser realizada pelo cirurgião de cabeça e pescoço. Nos demais casos, o uso de medicamentos ajuda a regular o funcionamento da tireoide. Para identificar a doença, o médico realiza a palpação da glândula e solicita exames de sangue para medir a dosagem dos hormônios TSH e T4, produzido pela hipófise e que regula o funcionamento da tireoide. Ultrassonografia, cintilografia e punção são exames complementares que precisam de indicação muito precisa pelo médico especialista.


#drbertelli #drantoniobertelli #cirurgiadecabecaepescoco #bocio

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo